Bancos cortam previsão de Selic em semana de reunião do BC sobre juros

Indicadores positivos da economia fazem bancos reverem expectativas para 2023; BC decide taxa de juros nesta quarta (21)

Os economistas de bancos e corretoras reduziram sua previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para o final deste ano. Até a semana passada, eles estimavam que a taxa estaria em 12,50% ao ano em dezembro. Agora, preveem 12,25% – 0,25 ponto a menos.

A nova previsão consta da última edição do Boletim Focus, divulgada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (19). O boletim é um compilado de expectativas de profissionais ligados ao mercado financeiro. Baseia, até certo ponto, as decisões do BC.

Selic está hoje em 13,75% – uma das mais altas do mundo.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne a partir de terça-feira (20) para discutir uma eventual redução da taxa. Na quarta-feira (21), a decisão do órgão será divulgada. Governo, sindicatos de trabalhadores e empresários ligados à indústria e ao comércio defendem um corte imediato.

Para os bancos, contudo, esse corte não tende a ocorrer agora. De acordo com o Boletim Focus, eles estimam que a Selic mantenha-se em 13,75% ao ano ainda neste mês.

O corte, na expectativa dos bancos, ocorreria só em agosto. Daqui a dois meses, a taxa básica de juros seria reduzida em 0,25 ponto percentual, na previsão dos economistas.

Crescimento e inflação

Na última edição do Boletim Focus, as previsões para o crescimento da economia e a inflação no país também mudaram para melhor.

Até a semana passada, os economistas de bancos estimavam que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentasse 1,84% em 2023. Agora, já estimam que ele suba 2,14%. Foi a sexta semana seguida que as expectativas sobre o PIB foram revisadas para cima.

Já a inflação deve fechar o ano em 5,12%, de acordo com as expectativas dos analistas. Há uma semana, a previsão era 5,42% ao final de 2023. Na opinião de economistas, o dólar fechará o ano cotado em R$ 5,00.

(Fonte: BdF – Foto: Mohamed_hassan/Pixabay)