Conferência Popular de Saúde vai propor ações para fortalecimento do SUS

Frente pela Vida realiza no próximo dia 5 a etapa nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde

São Paulo – Entidades, organizações e coletivos que compõem a Frente pela Vida realizam no próximo dia 5 de agosto, em São Paulo, a etapa nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde. O objetivo é definir o conjunto de propostas para uma Agenda Nacional de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o SUS. Essas propostas já vinham sendo discutidas nas etapas regionais.

Participarão gestores, trabalhadores da saúde, lideranças sociais, políticas, pesquisadores, sanitaristas e acadêmicas de diversas partes do país. São participantes das fases preparatórias, com indicações homologadas pelas coordenações estaduais e setoriais.

Foram realizadas mais de 40 atividades preparatórias que reuniram profissionais de saúde, pesquisadores e sanitaristas para debater soluções para o fortalecimento do SUS, pensando e produzindo saúde a partir dos mais variados enfoques e olhares.

Segundo a Frente pela Vida, a apresentação de saídas para o SUS é um exercício que requer um olhar atento para os impactos que a pandemia de Covid-19 provocou em um país desigual, com democracia frágil e instabilidades política e econômica.

Direito à saúde no centro do debate nacional

A Conferência lançada em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, busca recolocar direito à saúde, à vida e a um ambiente saudável como prioridade. E aproveitar o cenário eleitoral para propor saídas para a crise sanitária, econômica e social que assola o país.

“Pretendemos fortalecer o cenário da mobilização política, para engajar mais setores na discussão da problemática da Saúde, tentando interferir no processo eleitoral para que os candidatos e as candidatas sejam pressionados a escutar o que nós, entidades da saúde, temos a dizer e a reivindicar para a defesa da vida, da Saúde e do SUS no Brasil”, disse a presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Rosana Onocko. Ela destacou também a importância da conferência para o amparo técnico e político às decisões que atingem a vida da população brasileira.

Além de buscar influir no debate das eleições, as deliberações irão se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O evento está previsto para 2023. (RBA) Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *