10 Congresso da FEQUIMFAR vai discutir propostas para “Reconstruir o Brasil que queremos”

Elaborar estratégias em defesa da democracia e avançar em direitos sociais e trabalhistas são objetivos do 10 Congresso da Federação dos Químicos, que terá a participação de lideranças políticas e sindicais, além de dirigentes sindicais do ramo químico, cuja a representatividade é de mais de 191 mil trabalhadores em todo o estado de SP

Nesta quarta-feira, dia 25 de maio, começa o 10 Congresso da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, entidade filiada à CNTQ – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico e Força Sindical).

Em função da pandemia, o evento acontecerá em formato híbrido, com participação tanto presencial, na Colônia de Férias dos Químicos em Praia Grande SP (Av. dos Sindicatos, 326 – Nova Mirim, Praia Grande – SP), quanto em ambiente virtual, pelo Zoom.

O 10º Congresso da FEQUIMFAR acontece nos dias 25 e 26 de maio com a participação de delegados e delegadas dos 32 Sindicatos filiados à Federação dos Químicos e que juntos representam mais de 191 mil trabalhadores distribuídos no ramo industrial químico, nos segmentos químicos, plástico, farmacêutico, abrasivos, fertilizantes, tintas e vernizes, lápis e canetas, produção de etanol, instrumentos musicais e brinquedos, entre outros.

“O 10 Congresso da FEQUIMFAR acontece em um momento em que a unidade dos trabalhadores e do movimento sindical é imprescindível para fortalecer a organização e a mobilização para avançar em direitos e ampliar a luta por um país melhor. Desde a realização do nosso último Congresso, temos um cenário de crescente desemprego, desindustrialização, alta da inflação, além da pandemia e a consequente crise sanitária que elevaram ainda mais o grau da pobreza. No 10 Congresso da FEQUIMFAR iremos discutir um plano de ações e estratégias com a contribuição dos Químicos da Força diante da reconstrução do Brasil com democracia, empregos e direitos para todos.”
Sergio Luiz Leite, Serginho
Presidente da FEQUIMFAR e
Vice-presidente da Força Sindical

Cerimônia de abertura
A abertura do 10 Congresso da FEQUIMFAR será realizada no dia 25 de maio, às 9 horas, no auditório da Colônia de Férias dos Químicos, na Avenida dos Sindicatos, 326, Vila Mirim, Praia Grande SP.

Está prevista a participação de cerca de 100 pessoas, entre delegados do Congresso, trabalhadores e trabalhadoras do ramo industrial químico, autoridades, lideranças políticas, dirigentes sindicais e representantes de entidades públicas e privadas.

Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSB à vice-presidência da República, e Aldo Rebelo, pré-candidato ao Senado pelo PDT SP, irão participar da cerimônia.

Debates e construção de plano de ações
Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR, destaca a importância do Congresso para a troca de informações, aprovação de resoluções e para o fortalecimento da categoria no estado de São Paulo.

“Durante o 10 Congresso da FEQUIMFAR, delegados e delegadas debaterão temas de interesse dos trabalhadores, em especial do grupo químico, que constam no Caderno de Teses elaborado pela FEQUIMFAR. As resoluções e proposições que deverão ser aprovadas no encerramento do evento irão orientar a luta da Federação dos Químicos e Sindicatos filiados nos próximos quatro anos no sentido de promover um futuro para o Brasil com mudanças positivas e que conduzam o país ao caminho do desenvolvimento e do crescimento”.

Agenda – Presenças confirmadas
Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSB à vice-presidência da República > 25/05 (manhã)
Aldo Rebelo, pré-candidato ao Senado pelo PDT SP > 25/05 (manhã)
Deputado federal Paulinho da Força > 26/05 (manhã)

Programação

25.05.2022 (quarta-feira)

9h – Abertura Oficial do 10 Congresso

10h30 às 11h15 – Eleição 2022
Expositor: Daniel Ferrer, economista do Dieese
Palestrante: Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical

11h30 às 12h15
• O avanço da Indústria 4.0 e seu impacto sobre as organizações sindicais.
• Movimento Sindical no Mundo.
Coordenador da mesa/ Depto Relação Sindical Internacional: Herbert Passos Filho
Expositor: Daniel Ferrer, economista do Dieese
Palestrante: Valter Sanches
13h30 às 14h15
• Reforma Trabalhista e Sindical
Palestrantes: Dr. Cesar Augusto de Mello, Dr. Amílcar Pacheco e Dra. Márcia Rodrigues Consultores Jurídicos

14h30 às 15h15
• Pela valorização integral do tripé da Seguridade Social no Brasil: saúde, previdência e assistência social.
Coordenadores da Mesa/ Depto. Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente e Aposentados e Assuntos Previdenciária: João Donizete Scaboli, Odair Antonio Bortoloso e Antonio Cortez Morais
Expositor: Daniel Ferrer, economista do Dieese
Palestrante: Dra. Andressa Ruiz Cereto, especialista em Direito Previdenciário

15h30 às 16h00
• Breve perfil da categoria química no estado de São Paulo
• A acelerada precarização da classe trabalhadora brasileira: síntese de conjuntura
• Em defesa da rede de proteção social: qualificação profissional, intermediação de mão-de-obra, abono salarial e seguro desemprego
Palestrantes: Daniel Ferrer, economista do Dieese

16h15 às 17h00
• A inserção da população negra no mercado de trabalho
Coordenadores da Mesa / Depto. de Relações Étnicos-Raciais: Francisco Carlos Quintino da Silva e Danilo Pereira da Silva
Expositor: Daniel Ferrer, economista do Dieese

17h15 às 18h00
• Mulheres no mercado de trabalho brasileiro: desigualdades e mais precarização
Coordenadoras da Mesa/ Depto. de Mulheres e Identidade de Gênero: Laura de Fátima Pereira Santos, Maria Auxiliadora dos Santos e Maria Nalva Vieira Gama
Expositor: Daniel Ferrer, economista do Dieese

18h15 às 18h45
• A participação da juventude trabalhadora no movimento sindical
Coordenadores da Mesa/ Depto. Juventude, Criança e Adolescente: Rodrigo Barbosa de Oliveira
Expositor: Daniel Ferrer, economista do Dieese

26.05.2022 (quinta-feira)

9h às 13h – Plenária e encerramento do 10 Congresso

Realização: FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo)

Apoio: Força Sindical, Força Sindical São Paulo, SNQ (Secretaria Nacional dos Químicos da Força Sindical), CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), IndustriALL, ICM (Internacional da Construção e Madeira) e DIEESE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *